Visando colocar o município no mapa nacional de produção, em uma ação inédita que vem pensar o futuro econômico com sustentabilidade para a agricultura e pecuária através de plano que vem nortear a agricultura familiar de Rio Maria.

Com o objetivo de fortalecer a produção familiar sustentável o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e a Secretaria Municipal de Agricultura, elaboraram o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Rio Maria. Na quinta-feira (07/04), foi realizado a plenária de apresentação PMDRS, aos produtores da Agricultura Familiar e entregue a prefeita Márcia Ferreira.

O documento foi elaborado de forma participativa e contou com a visão de diferentes atores e setores ligados à zona rural e traz o diagnóstico socioeconômico e ambiental. O plano será encaminhado a câmara para que seja instrumento de planejamento com um conjunto de proposições para a promoção do desenvolvimento rural e uma estratégia de gestão.

Segundo o coordenador estadual do IPAM, Edvan Carvalho, a ação auxiliará as estratégias de investimentos, as políticas públicas e os projetos produtivos voltados à população que vive no campo.

A iniciativa faz parte do projeto “Apoio à produção familiar sustentável nos municípios do Pará: capacitação, infraestrutura e educação”. Este projeto é executado pelo IPAM, com financiamento do BMTE (Belo Monte Transmissora de Energia).

Instituições presentes

Sr. Décio Matos (Representando o Dr. Geovanni Queiroz e SEDAP),

Carlos Edilson de Almeida Maneschy, Ex-Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica.

O evento teve participação de produtores rurais de todas as regiões do município.